Pesquisa de Design

Bibliothinking
2 min readMay 13, 2023

O que é?

A pesquisa de design é usada para entender as pessoas, observando o seu comportamento dentro de um contexto, e descobrir insights em relação às suas experiências, motivações e necessidades.

Por que fazer pesquisa?

Com a pesquisa de design, buscamos criar empatia pelas pessoas e buscamos um entendimento autêntico das suas atividades, dores e rotinas. Assim, podemos identificar, com maior precisão, as necessidades dos usuários e usuárias e possíveis lacunas na experiência, responder hipóteses e entender os porquês.

Essa abordagem é baseada no design centrado no ser humano. Por essa razão, o pesquisador utiliza, principalmente, métodos de pesquisa etnográfica para coletar dados, tais como entrevistas e técnicas de observação.

A pesquisa evita a tomada de decisões com base em achismos, preconceitos ou pressuposições.

Quando fazer pesquisa?

A pesquisa é uma das primeiras atividades de um projeto novo, mas ela pode ser realizada em outras etapas de desenvolvimento de um produto ou serviço.

Por exemplo, podemos testar protótipos, validar soluções e gerar ideias em atividades de cocriação. A pesquisa de design é um processo iterativo e contínuo.

E depois da pesquisa?

Textos, gráficos, áudios de depoimentos, fotografias, vídeos, artefatos,… tudo isso, e muito mais, é resultado material da pesquisa de design. Acredite, pode ser meio caótico se não tiver um pouco de organização.

A seguir, esse material é analisado e sintetizado em murais de pesquisa (post-its na parede, eba!), personas, mapas de jornada do usuário, registros de histórias do usuário, mapas de ecossistema, relatórios e outros documentos.

Esse trabalho cuidadoso é muito importante para dar sentido e facilitar a visualização dos dados da pesquisa por todos os envolvidos no projeto. 😉

Quer saber um pouco mais?

Siga esses dois links da UX Collective para saber um pouco mais sobre a pesquisa de design:

  1. Muito além do teste de usabilidade: https://bit.ly/pesquisaux1
  2. Um guia de métodos de pesquisa (em inglês): https://bit.ly/pesquisaux2

Esse texto foi publicado originalmente no site Bibliothinking.

--

--

Bibliothinking

Oi, sou a Lygia Canelas, aqui eu falo sobre UX Design, UX Writing e Arquitetura da Informação.